Casamentos e relacionamentos conturbados

11
Jul

Texto bíblico: 1 Coríntios 7

Existem três elementos importantes para termos uma vida de excelência:

1- O propósito é de Deus. Gênesis 2:18

Deus disse assim: Não é bom que o homem viva só. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade.

O homem e a sua família. A alegria, a paz, o amor, a renúncia, a dedicação, a gentileza, a afeição, a provisão, o crescimento, o respeito mútuo, o fortalecimento da família são alguns dos propósitos de Deus para vocês.

2- A responsabilidade é humana. Gênesis 2:15

Vocês tem a responsabilidade de cuidar dos propósitos que Deus te confiou. Vocês são responsáveis pelo casamento, pelo relacionamento e pelos filhos que vocês tem. Se vocês não tem a responsabilidade de cumprir os propósitos de Deus, o casamento, o relacionamento e a família de vocês terão uma vida conturbada. Vocês jamais serão felizes.

3- As tomadas de atitudes também são humanas. Causas e efeitos.

A falta de responsabilidade, de credibilidade e de confiança gera desmotivação. Se vocês estiverem desmotivados no casamento, é porque vocês nunca conheceram os propósitos de Deus e as suas responsabilidades. Como tomar atitudes de mudanças, se eu não conheço a causa dos problemas?

Porem, a partir de hoje, vocês estão tomando conhecimentos que existe o propósito de Deus, a responsabilidade humana e as mudanças que serão necessárias.

A mente não aceita facilmente as mudanças. Porem, se não houver a manifestação das mudanças nas atitude de vocês, será difícil viver o propósito de Deus para que vocês tenham uma vida de excelência.

Discrepâncias

Existem as discrepâncias dentro de um relacionamento. Normalmente a discrepância está na falta de conhecimento do individualismo do ser humano.

O ser humano, individualmente, possui temperamento, caráter e personalidade.

Dos três, o temperamento é o mais importante e é o mais desrespeitado.O temperando é genético e por ser genético, dificilmente é mudado.

Existem 4 tipos de temperamentos: Fleumático, Colérico, Sanguíneo e Melancólico.

Fleumático: é o indiferente ou insensível

Colérico: é o explosivo sem motivos.

Sanguíneo: é o caloroso, alegre, extrovertida, falantes.Melancólico: é o triste, sombrio, depressivo, etc

Devido o individualismo, o ser humano entra num relacionamento sem o conhecimento do seu temperamento e do temperamento da outra pessoa.

Além do temperamento, o ser humano entra num relacionamento trazendo duas malas. Uma mala cheia de conflitos internos tais como traumas, decepções, frustrações, e rejeições. A outra mala cheia de conflitos externos tais como instabilidade financeira, dívidas com o casamento, falta de trabalho, falta de amigos, problemas com a família, etc.

As bagagens acima provocam a discrepância num relacionamento.

O que significa discrepância?

Significa: divergência, discordância, desacordo, discórdia, desentendimento, desavença, incompatibilidade, inconciliabilidade, oposição, contraposição, dissensão, dissentimento, desinteligência, divisão, desarmonia, dissonância, inconsonância, desafinação, discussão, altercação, indisposição, turra.

Todos os sinais acima revelam um casamento e um relacionamento abusivo, disfuncional e conturbados.

A psicologia que estuda o relacionamento entre um homem e uma mulher, revela alguns sinais para identificar os maus tratos entre um casal.

Os sinais abaixo não fazem parte dos propósitos de Deus para a vida de vocês.

O mal tem sido colocado no coração do ser humano

  • Egoísmo:  O(a) parceiro(a) não gosta de seus amigos ou dos seus parentes e pede (ou pressiona) que você se afaste deles. O egoísmo é maligno e destrutivo. Normalmente uma pessoa egoísta tem algum tipo de trauma e não gosta de compartilhar nada com ninguém. É uma pessoa insegura.
  • Deslealdade: Ele(a) não compartilha quanto ganha, muitas vezes não ajuda financeiramente e não aprova as suas compras, nem com o seu dinheiro e nem com o dinheiro dele(a). O desleal, sempre tem uma poupança só para ele(a). Ele (a) esconde o dinheiro ou os bens materiais.
  • Abuso e violência sexual: Ele(a) te obriga a ter relações sexuais contra sua vontade. Tal situação é considerada estupro, mesmo dentro de um casamento. Outra violência é quando ele(a) te pressiona a fazer práticas sexuais das quais você não se sente confortável.
  • Controle exagerado: O(a) parceiro(a) é sempre desconfiado(a), pergunta onde você está, com quem está, para onde vai e controla a forma como você se veste.
  • Agressão à sua autoestima: Ele(a) te menospreza, compara você com outras pessoas ou sempre te critica, e nada do que você faz é suficiente. Ou, ainda, não quer que você fique mais bonita(o) e boicota sua autoestima, é sarcástico em relação ao seu peso, a sua altura, a cor da sua pele, do seu cabelo, etc
  • Agressão física: A violência física se manifesta quando ele(a) te bate, empurra ou segura com força. Mas, segundo a Lei Maria da Penha, não existe apenas a agressão física. Há também outros quatro tipos de violência: psicológica, sexual, patrimonial e moral.
  • Ameaças: Em um relacionamento abusivo, ameaças acontecem o tempo todo. Ameaças físicas e chantagens emocionais são frequentes.
  • Humilhação e constrangimento na presença de pessoas: Ele(a) faz piadas e comentários inapropriados sobre você em público ou faz você passar por situações humilhantes.
  • Falta de diálogo: Enquanto ele(a) está sempre te controlando, ele(a) é discreto(a) e não te informa nada sobre sua vida. Não abre espaço para diálogo e acha sempre que está certo(a) em suas atitudes.
  • Gozações e grosserias: A forma de diálogo dele(a) é sempre através do sarcasmo, grosserias ou deboche. Ele(a) não te leva a sério e sempre menospreza suas opiniões e atitudes.
  • Paquera outros(as) mulheres/homens: Ele(a) paquera e flerta com outras pessoas, por vezes na sua presença, o que te deixa constrangida(o) e também constrange a outra pessoa.
  • Te chama de louca(o): Quando questionado sobre suas ações contraditórias, ele(a) se justifica dizendo que “tudo é coisa da sua cabeça” e que “você tem mania de perseguição”
  • Tenta mudar o teu temperamento: Por sua mania de controle, ele(a) manda que você mude seus hábitos e te obriga a se ajustar conforme suas demandas.
  • Ele(a) diz “eu te amo, mas…eu fico irritado com as tuas atitudes”: Ele(a) coloca a culpa em você de suas ações agressivas, grosserias, violência física e ciúmes excessivo. Ele(a) afirma que te ama, mas é sempre “você” que provoca estas situações.

Parem de exercitar os erros acima. Parem de viver os erros acima. Parem de alimentar os erros acima.

Como tratar, curar, ser feliz e ter um relacionamento de excelência?

Texto bíblico: Efésios 5:22-33Mudanças…mudanças e mudanças para uma vida melhor.

A tua mente precisa passar por uma mudança. Mudanças na tua forma de sentir, de pensar, de falar e te tomar atitudes.

1- Aceitem os propósitos de Deus na vida de vocês.

2- Sejam responsáveis em cumprir os propósitos de Deus na vida de vocês.

3- Aceitem a possibilidade que ainda dá tempo de ser feliz no relacionamento de vocês. 4- Vocês precisam cuidar, trabalhar, cultivar, perseverar e viver os propósitos que Deus tem para vocês, para vocês obterem uma vida de excelência.   Hebreu 4:12

Deixe um comentário